terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Lectio Divina

Lectio Divina
Penso que nunca é demais encontrar novas maneiras de rezar, e tenho vindo a descobrir que as melhores maneiras são sempre as que fazem parte da nossa tradição, métodos que têm resistido à passagem do tempo porque são mais do que modas, porque realmente nos abrem para a graça do Senhor.Um método que me despertou a atenção há algum tempo (embora ainda não tenha tirado o tempo para o pôr em prática) é a lectio divina. E em que consiste a "leitura divina"? Dado a minha inexperiência, só posso deixar aqui o básico do método. A lectio divina compreende quatro etapas: Ler, Meditar, Rezar, Contemplar (não necessariamente nesta ordem). Antes de mais, devemos dedicar um tempo (alguns aconselham uma hora) específico durante o dia, num lugar onde exista o mínimo de distrações possível. Quanto ao material de leitura, tanto poderá ser a Sagrada Escritura (onde está de certa forma, presente o Senhor) ou outro material espiritual edificante. Antes de iniciar a leitura devemos dizer uma prece, por exemplo, ao Espírito Santo para que nos ajude a estar receptivos ao que Deus nos tem para dizer.
Ler: convém escolher previamente o que se vai ler. O objetivo não é ler muito, mas ler devagar, saborear. Cada frase deve ser lida com atenção. Não estamos a ler de forma crítica; estamos a ler para que Deus nos fale através da leitura, portanto devemos ler com um espírito humilde e aberto ao Senhor;
Meditar: quando encontramos uma frase que nos interpela, devemos repeti-la. Devemos repeti-la várias vezes, lentamente. A idéia não é tentar analisá-la (fazendo com que seja um exercício puramente intelectual), mas apenas ouvi-la e tentar percebê-la na presença de Deus, tentar compreender o seu sentido espiritual;
Rezar: devemos dialogar com o Senhor sobre o que acabamos de ler;
Contemplar: não é algo que provém de nós; é uma realização repentina, e de curta duração, da presença e do amor de Deus, onde nos esquecemos do resto.

Penso que este método poderemos usar inclusive em nossa pratica de arte marcial incluindo os quatro pontos descritos acima.

Nelson Wagner

Nenhum comentário: