terça-feira, 3 de março de 2009

25/02/2007 - Jornal da Orla (Santos SP)
Esportes
A arma secreta dos espiões russos
Vitor Gomes

Foi-se a época em que as pessoas buscavam as artes marciais apenas para treinar técnicas de defesa e de luta. Atualmente, muitos recorrem a este tipo de arte para fugir da rotina e expulsar do corpo toda a tensão e o estresse acumulados ao longo do dia.
O Systema (arte marcial russa difundida há apenas quatro anos no Brasil) é uma arte que se enquadra bem neste contexto. Por isso, além de ser um exercício físico, é uma atividade de lazer e recreação.
Antes de tudo, esta modalidade enfatiza o relaxamento e o controle da respiração. Seus exercícios são soltos e leves e, assim, não provocam tensões musculares.
No Systema, não existem regras rígidas de postura, não se faz cara feia, e não se solta berros de ira e de descarga de energia na hora de golpear o adversário.

Por ser uma eficaz arte marcial, o Systema passou a ser um treinamento exclusivo de membros das forças militares e forças especiais da antiga KGB, ex-polícia secreta russa, atual MVD.

Os movimentos desta arte são circulares e sinuosos, como se fossem uma dança: a da defesa. Esta característica dá ao lutador grandes vantagens sobre o seu oponente. Uma delas é a possibilidade de acertá-lo desprevenido, pois nesta modalidade não há ataque.

Um dos precursores do SYstema no Brasil é o professor santista Nelson Wagner. Ele explica que um dos seus princípios é o não-choque, o não-conflito. Para isso, o lutador (usando princípios de alavancas e tangentes) apenas direciona a força do oponente, dando continuidade ao seu movimento. Deste modo, no momento em que seu golpe é desviado, o atacante não consegue pensar em nenhuma reação. "Este é um atributo que diferencia o Systema de outras artes marciais, como o Karate (que possui movimentos lineares e tencionados e que pode comprometer as articulações)", explica.

Como os movimentos do Systema não causam tensões, é raro o praticante adquirir lesões ou luxações nos músculos e articulações. Desta forma, a arte marcial é recomendada a diversos grupos de pessoas por ser considerada, também, um exercício bastante relaxante.

Segundo o professor Nelson Wagner, as principais características do Systema são relaxamento, mobilidade e respiração.
"Você respira para relaxar e relaxa para se mover. Sem a respiração, nada acontece. Este é o triângulo principal. É como se fosse o andar de uma locomotiva. Começa o movimento e desencadeia a outros vagões, que são o relaxamento e o movimento", explica.

Outro grande diferencial do Systema é o método pelo qual ele é ensinado.

Segundo ele, as artes marciais são divididas em três categorias: seqüências repetitivas (Katas); estímulo-resposta; e o meio-termo -o caso do Systema, que mistura as duas primeiras categorias.
"Durante o seu aprendizado, a idéia é fazer os movimentos de forma contínua, sem interrupções. Qualquer objeto pode ser uma arma, até mesmo um lápis ou um livro.
Os russos dizem que uma arma está oculta até o momento em que ela for usada", informa Wagner.
Atualmente, o professor leciona esta arte marcial denominada Systema nos seguintes locais:

Fênix Academia - localizada a Rua Paraguaçu, n° 29. Boqueirão Santos SP Tel. 13 3232-3334

Espaço Nova Era - Rua Augusta, 2233 - Sobreloja - Jardins – São Paulo SP. Tel 11 3068-9813

Konyokan DojoR. Padre Leonidas da Silva, 39 - Jundiapeba - Mogi das Cruzes - SP -Tel: 11 4794.3198 / 11 4727.2828

Nenhum comentário: