terça-feira, 13 de maio de 2008

Inicios

Para começar aqui nada mais justo do que apresentar tambem meu inicio nestas praticas que eu atualmente ensino ou melhor partilho o conhecimento/aprendizado com meus amigos e companheiros de treino.

Aikido
Em 1978 eu li uma reportagem em uma revista de Artes Marcias chamada "DO" lá falava sobre o aikido e sobre a visita do Nidai Doshu Ueshiba Kishomaru, eu fiquei bastante entusiasmado com isso mas aqui em Santos não havia, e depois em 1982 eu li uma revista edição especial da Planeta sobre Artes Marciais lá falava de todas as artes marciais e dos povos e falava sobre o aikido e seu aspecto interno, tive ainda de aguardar por um bom tempo quando em 1989, ja praticante de kendo (esgrima japonesa) visitei um dojo pequeno no bairro da Saúde em São Paulo na Rua Jussara, la assisti uma aula com o Sensei Wagner Bull e começou toda esta paixão pelo aikido. Desde então venho treinando esta arte, chegando atualmente ao nivel de 3º Dan Shidoin.

Moco
Em 1990 um iraquiano radicado na Alemanha veio para Santos e visitou nosso dojo, ele desenvolvia um metodo de trabalho corporal e tambem ensinava uma arte marcial chamada ninjutsu, eu assisti a uma aula e ele assistiu uma aula minha, depois ele começou a me levar para traduzir seus workshops no Brasil e eu comecei a fazer os mesmos e me interessar cada vez mais sobre o trabalho corporal. Nesta epoca ele falou-me sobre o Feldenkrais e ai trouxe dois professores da Alemanha que me deram aulas, ai eu comecei a fazer aulas de Moco, feldenkrais, ninjutsu, entre outras coisas, ai meu interesse pelo movimento e habilidades corporais foi aumentando, participei de cursos de Eutonia, Consciencia Corporal, Rolfing, Contato e Improvisação e continuava com as aulas de moco, sempre que ele estava no Brasil eu ficava com ele até que depois de 10 anos de pratica com ele, fui autorizado a ministrar aulas de movement concept como um representante autorizado aqui no Brasil, juntamente com outros dois alunos dele. Atualmente ministro aulas no curso de formação da Escola Livre de Dança da PM de Santos;

Arte Marcial Russa

Em 2003 em um seminario de aikido um amigo meu, o Luciano falou-me sobre uma arte marcial russa chamada Systema, e que eu iria me interessar por ela. Naquele momento eu não prestei muita atenção, pois o nome não me dizia nada, porem ao voltar a Santos eu vi que houve a Expo Aiki 2003, que teve demonstrações de arte marcial russa, eu havia traduzido para português o material a respeito do evento para a revista Aikido Journal (antiga Aiki News) em fevereiro, e tambem havia assistido videos de treinamento da policia e exercito dos EUA aonde um professor de systema ministrava aulas de algo que lembrava aikido em alguns aspectos mas era de qualquer modo diferente, mas ai eu soube que era o tal systema.
Comecei a pesquisar e adquirir uns videos e treinar sozinho, depois com os alunos, onde montamos a primeira Escola de Systema no País com aulas regulares, entao depois de um ano um rapaz que hoje um grande amigo o Gustavo, que tambem vinha treinando arte marcial russa com o apoio do Arthur Sennot em São Paulo, começamos a trocar informações. iniciamos a escola em Santos e hoje estamos ja a quatro anos fazendo isso e tenho um aluno que começou comigo e iniciou um grupo de treinamento na Dinamarca.
Este é meu inicio com a AM Russa.

Nenhum comentário: