quinta-feira, 15 de maio de 2008

Rua Paraná

Falando da Rua Paraná, lá na época aconteciam duas coisas era o Gremio de Subtenentes e Sgtos das Forças Armadas (mais membros do Exercito) e tambem a Junta de Serviço Militar (alistamento);
Atualmente é a Associação Japonesa de Santos pois antes da 2ª Guerra era uma Escola Japonesa que agora retornou para a Comunidade Japonesa.

Em breve novidades sobre a Associação Japonesa.

Os alunos que iniciaram e continuam conosco são o Onésio e sua irmã Juliana, o Wagner Azevedo vindo na época como aluno do Renato Despodopoulos, o André Renato vindo de São Paulo aonde praticava na FEPAI, lembrem-se que na época eramos Inst Takemussu, onde este tipo de mudança nao era visto com bons olhos rs.

Bem esqueci de citar o Rogerio Macedo, tambem iniciou sua pratica lá na Paraná, ainda estudante de Arquitetura.
Então dos praticantes de aikido da Geração Paraná são estes que eu me recordo e vem praticando conosco ainda hoje;
Se eu esqueci de citar algum nome por favor me lembrem.
A rua parana foi um grande aprendizado para mim, iniciei minha pratica de Ninjutsu e Moco neste periodo, pois o aluno José Zito meu mentor na arte da fotografia me apresentou um homem chamado Ingo Rashid que se dizia professor de Ninjutsu, na época eu falei, rs, esta bem e eu sou a Carmem Miranda e ele veio fazer uma aula de aikido comigo e depois por cortesia eu deixei ele dar uma aula de Ninjutsu aonde vi que era uma coisa séria e nao coisa da televisão, e comecei a treinar com ele, tambem neste tempo tivemos o Seminario com o Yamada Sensei aonde deu-se uma transformação no aikido brasileiro, e conhecemos o Donavan Waite com suas tecnicas de quedas, que imeditamente começamos a treinar aqui em Santos, tivemos ainda seminarios aqui em Santos com o Donavan (na Academia do Prof. Ricardo Leite) e do Peter Bernath e da Jane Oseki, foi um periodo marcante para minha pratica de aikido ser uke destes e de outros professores alem de ser uke do Sensei Wagner, pois neste periodo fui tambem ser uchideshi lá em São Paulo na Rua Jussara, e nos finais de semana vinha para Santos.
Começamos grupos em Taubaté, Jundiaí e dei aulas particulares em São Paulo dentre meus alunos um diretor da Autodesk para America Latina (autocad) e tambem era instrutor do dojo central foi um tempo muito atribulado entre outras coisas, aprendi muito com isso tudo e neste periodo houve a separação do grupo aonde o Tamotsu e o Osmar sairam e fundaram o Shugyu Dojo (1996).
Muita gente entrou e saiu neste periodo, alem de treinar no dojo central eu tambem estava indo treinar na Takemussu Kai (Massanao Ueno/ Atualmente Marcelo Tadeu) na época com o Fernando Salvador, la tinha a Cecilia e o Leo Reisler entre outros alem do Marcelo Tadeu atualmente o representante do estilo no Brasil.

Nenhum comentário: