sábado, 28 de março de 2009

Aplicação da Respiração - Vladimir Vasiliev

Aplicação da Respiração por Vladimir Vasiliev


Como respirar para preparar-se para uma luta?
Quando uma pessoa sem treinamento percebe o perigo, a sua freqüência cardíaca e pressão arterial sobem enquanto que a respiração fica perturbada - ele geralmente retém sua respiração por um curto espaço de tempo. Como resultado de estresse, há tensão e restrição dos movimentos e respirar plenamente torna-se impossível. Assim, o coração está trabalhando duramente, o sangue flui para os músculos, enquanto não há fornecimento suficiente de oxigênio.

No Systema, a preparação da respiração é bastante simples - ao primeiro sinal de estresse - comece a respirar e acelerar a sua respiração, de acordo com o seu ritmo cardíaco. Respire pelo nariz e expire pela boca.
Respirar pelo nariz é muito importante. Podemos facilmente ver como um completo inalar pelo nariz é um sinal de relaxamento, enquanto inalar através da boca cria uma tensão nos músculos respiratórios superiores. Respiração apropriada ajuda a manter o corpo na posição ereta e equilibrada; Ela oferece estabilidade e permite um ataque com a quantidade de força suficiente, desta forma, você não está atingindo emocionalmente ou amedrontado. Por outro lado, promove uma condição psicológica consciente e serena. Respirar apropriadamente precede a reação de estresse e impede que esta se desenvolva. Uma vez que este tipo de respiração é consciente, prevalece sobre reações inconscientes indesejadas.

Quando você acelera a sua respiração, você ganha tônus muscular e está predisposto para ação sem o estresse. Ele permite que você atinja o estado de prontidão para combater comparável ao seu atacante muito rapidamente de forma controlada, para alcançar instantaneamente seu nível de prontidão, mas sem nenhum dos efeitos secundários prejudiciais à sua saúde.
O pico de adrenalina sob stress pode lhe permitir reagir rapidamente, mesmo sem a respiração, mas existe uma grande diferença. Você seria propenso a lesões e contusões em todos os sistemas corporais, e você nunca vai ganhar o verdadeiro poder e controle.
Respiração apropriada começa por controlar o seu medo e, em seguida, remove-lo totalmente. O resultado final desta prática é que o seu corpo está pronto para avançar eficazmente sem lesões e ferimentos, e uma compreensão clara da situação.

Por que é importante para evitar “movimentos extras”?
Independentemente do nível de experiência, muitos dos praticantes de Systema fazem o chamado "movimentos extras", em antecipação ao contacto. Enquanto prepara-se para receber o contato do parceiro, tentamos relaxar o corpo e fazer movimentos visíveis de onda - através dos braços, ombros e peito para relaxamento da parte superior do corpo. Esses movimentos preliminares são extras - não necessários. Na verdade, elas conduzem à perda de precisão e limitam a capacidade de reagir, porque uma vez que você iniciar esta onda de circulação terá de realizá-la totalmente e ira interferir com a sua liberdade de movimento, precisão e potência.
Então, o que podemos fazer para evitar essa situação? É bastante simples. Na fase inicial de treinamento, na mira da ameaça - inale. Isto irá estabilizar o seu corpo e seu estado psicológico. Então quando for feito o contato – reaja ao seu exalar. Depois de dominar isto e avançar no seu treinamento, você se torna calmo -, então ele não será problema para você se o contato ocorrer em sua inalação ou exalação. Você vai reagir de forma eficiente com o seu parceiro, independentemente de qual fase do ciclo respiratório estiver para ser feito. Para controlar os seus movimentos extras, você também pode obter informações visuais, observando-se no espelho ou gravação em vídeo sozinho. Um bom professor observando você também pode ser útil. Também recomendamos assistir Mikhail Ryabko e percebendo a sua calma e aparente falta de movimentos, mas, ao mesmo tempo, o seu imenso poder e controle.

Você pode encontrar materiais instrucionais no Systema Store e com seu professor.

Este artigo foi publicado em 17 de julho de 2007.
(traduzido por Nelson Wagner – Systema Brazil – Santos e São Paulo
www.artemarcialrussa.com.br e artemarcialrussa@yahoo.com.br )

2 comentários:

vargas disse...

Olá me identifiquei muito com essa luta, poderia fornecer mais detalhes sobre ela? tem como fazê-la independente de acadêmia? porque resido em Manaus - AM e certamente não tem alguém q possa ensinar por aqui.

Unknown disse...

entre em contato com artemarcialrussa@yahoo.com.br